terça-feira, 5 de julho de 2011

Sobre Leibniz

Lendo o livro Conversaçoes do filósofo Gilles Deleuze cheguei ao capítulo em que ele trata de comentar sua obra sobre a filosofia de Leibniz, e me deparo com o seguinte comentário: " É a proposição mais conhecida de Leibniz: cada alma ou sujeito(Mônada) é inteiramente fechada, sem portas, nem janelas, e contém o mundo inteiro no seu fundo muito sombrio, apenas iluminando uma pequena porçao deste mundo, porçao variavel para cada um. Portanto , o mundo esta dobrado em cada alma, mas diferentemente , ja que existe um pequeno lado de dobra iluminado."

Eu nao sei quanto a voces, mas isso me parece muito com algumas propostas freudianas de ideia-conceito do Ego. E outra coisa me me encanta é o fato de Leibniz ter vivido entre 1646 e 1716, e ter sua filosofia retomada por Deleuze no século 20 e haver uma sincrocinidade entre Leibniz e Freud, o que por si só já "fura" o conceito de Mônada proposto por Leibniz.

Isso para dizer que eu me maravilho com a sincronicidade proposta por Jung, com a falta de ineditismo apesar da genialidade retumbante de Freud e com a capacidade do pensamento barroco de Leibniz que até entao nunca tinha me saltado aos olhos.

Nenhum comentário: