segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Aos nao aliciados em 2009

Ainda bem.. mais um ano acabando..
penso muitas vezes que as possibilidades de mudanca vao se minguando com a medida que o tempo anda, mas vejo-me enganado e reprodutor de um discurso contruido para domar as mentes mais selvagens, barbaras e nao aliciadas pela democracia indireta e nem pelo estado de direito.
Quero tratar aqui.. nesse texto e nos proximos a ideia de construcao discursiva, nao apenas pela masturbacao mental que provavelmente ela nos proporcionara, ja que parto do ingenuo principio de que mais alguem.. alem de mim ira ler esse texto, mas sim pela aplicabilidade subjetiva na realidade vivida.
Qdo falo em aplicabilidade na realidade vivida, quero dizer que busco toda uma gama de conceitos e ideias que precisam e devem sair dos livros e ir para na vida, no dia a dia, no cotidiano de cada um.
Sendo assim.. como ja disse.. a construcao discursiva tem como referencia para mim um texto fundamental.. de Foucault, M. A ordem do Discurso( discurso da aula inaugural no College de France pronunciada em 2/12 de 1970)
Contudo nao quero me ater aqui em discussoes autorais.. mto menos em resenhas criticas de tomos ja conhecidos.. preocupo-me em colocar no existir tais ideias..
Perceber o discurso do dia a dia, que condiciona o comportamento 'e importantissimo para qualquer analista social, seja ele de qualquer ordem academica.
Para esse entendimento discursivo existe um ideia que ajuda mto a entender isso tudo.. Projecao de Sentido( lido em M. Foucault) , ou seja, projetar o sentido do seu ato para algo maior que aquela condicao degrante em que voce esta situado, seja para propocionar mais conforto a sua familia( pelo salario) ou seja para patrocinar a sua fuga( trabalhar para viajar).. todos projetam um sentido para legitimar sua acao brutalizante diante da realidade... projecao essa que vai condicionar o seu Discurso, e aos parcos leitores que caso tenham duvidas com o texto ou com os neologismos aqui empregados comentem ou mandem um email para pos59@hotmail.com.

Ainda sobre a Projecao de Sentido.. vou continuar no proximo post a ideia e sua aplicabilidade...
mas como o blog tem por nome "Trilha sonora do fim do mundo" vou deixar aqui a musicalidade que me fez pensar nesse tema e me relembrar das aulas do professor Luis Fuganti da Escola nomade de filosofia.

Milt Jackson e Ray Charles- Soul Brothers, mas nao se enganem.. 'e um album de jazz e nao de soul hehe..

Outras consideracoes: Abaixo a ABNT e a gramatica portuguesa.




Um comentário:

Arthur Mendes disse...

Errata: "Contudo quero me ater aqui em discussoes autorais.. "

Contudo NAO quero me ater aqui em discussoes autorais! versao correta.